Coritiba

Doze de outubro de 1909. Esta é a data da fundação do Coritiba Foot Ball Club.

Coritiba Foot Ball Club


Doze de outubro de 1909. Esta é a data da fundação do Coritiba Foot Ball Club. Depois da vinda de Frederico Essenfelder, o Fritz, de Pelotas (RS) para Curitiba, um grupo de jovens imigrantes germânicos se reunia para a prática de futebol. E, paralelamente, notícias chegavam dizendo que, em Ponta Grossa, o Club de Foot Ball Tiro Pontagrossense já praticava o esporte fazia alguns meses. Foi então que, em 12 de outubro daquele ano, chegou o primeiro convite para um jogo na cidade do interior do Paraná.

No Clube Ginástico Teuto Brasileiro, o “Turnverein”, local onde os curitibanos se reuniam para praticar esportes, a nova modalidade esportiva não foi vista com bons olhos por todos. Foi então que surgiu a ideia da fundação de um novo clube de futebol.
Assim, no dia 30 de janeiro de 1910, foi fundado oficialmente o Coritibano Foot Ball Club, nome que depois mudou para Coritiba. Mas por ideia de João Viana Seiler, eleito o primeiro presidente do Clube, a data oficial de fundação passaria a ser 12 de outubro de 1909. Por ter sido naquele dia oficializado o convite para a realização da primeira partida.

Após encontrar um lugar para a prática do esporte, no antigo Jockey Club, onde hoje é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o grupo retribuiu o convite dos pontagrossensses para um jogo em Curitiba. A nova sede do Coxa vivia lotada e somente no dia 12 de junho de 1910 a capital estadual assistia ao primeiro jogo de futebol, comemorado com uma festa que durou três dias. O resultado foi a vitória por 5x3 do Coritiba.

Mascote Coritiba


Vovô Coxa - Clube mais tradicional do Paraná não poderia ter mascote diferente.




Clube mais tradicional do Paraná não poderia ter mascote diferente. Quando um grupo de jovens de tradição alemã dava os primeiros “chutes”, em 1909, originou-se o Coritiba. Hoje, é na figura de um velhinho de traços germânicos que a família coritibana representa o Clube: o nosso Vovô Coxa.

O simpático personagem foi escolhido como mascote por representar bem as tradições da equipe mais antiga do Paraná. Ele concebe às origens do Coritiba, é a alegoria perfeita do Coxa antigo, uma entidade que cativou e conquistou o país, assim como o Clube que representa.

Mas o mascote só passou a ser oficial a partir de 1957. Saiba mais sobre a história:


Facilmente reconhecido pela maioria dos torcedores, poucos sabem que a mascote do Coritiba representa um personagem real, o velho Max Kopf, torcedor-símbolo da equipe alviverde na primeira metade de sua gloriosa história.

Nascido na Alemanha em 3 de março de 1875, Kopf, que em alemão significa cabeça, era fotógrafo profissional e acompanhou o Coritiba desde a sua fundação em 1909. Nunca fez parte de nenhuma diretoria porque não gostava de envolver-se na administração do clube, mas sempre estava presente nos jogos, incentivando os atletas coritibanos. De suas três filhas, uma decidiu viver no país de origem do pai, mas as outras duas, Elvira e Erna, permaneceram no Brasil e fizeram parte do Grêmio Coritiba, um grupo de torcedoras que eram conhecidas pela dedicação ao clube e, entre outras coisas, confeccionaram a primeira bandeira alviverde. Elvira casou-se com Juan Luís Bermudes, centromédio coritibano mais conhecido pelo apelido Ninho e considerado um dos mais completos atletas da história do Coritiba. Este casamento deu a Max Kopf os netos Osny e Marli Bermudes.

Figura carismática, extremamente simpático, alegre e comunicativo, Max Kopf morava na Rua Mauá, a uma quadra do campo do Coritiba, e não faltava a nenhum jogo. Considerado uma espécie de amuleto do time alviverde, quando chegava ao estádio era saudado efusivamente por amigos e torcedores. Quando a equipe viajava, os atletas pediam que Max fosse levado junto no ônibus. Fumante inveterado, Kopf estava sempre acompanhado de seu inseparável cachimbo e, depois de sofrer um derrame, mesmo com o médico e os familiares tentando impedi-lo de sair de casa, continuou indo aos jogos do Coritiba com o auxílio de uma bengala.

Vítima de um câncer na garganta, Max Kopf faleceu em 2 de setembro de 1956. No mesmo mês, o então presidente do Coritiba, Aryon Cornelsen, promoveu um concurso de desenhos para eleger o que melhor representasse a nova mascote do clube, um velhinho com cachimbo. No final daquele ano, em dezembro, o Coritiba organizou um torneio entre os clubes da capital paranaense e, em mais uma homenagem, deu a ele o nome de Torneio Max Kopf.

Hino Oficial do Coritiba


Lá no alto de tantas glórias
Brilhou, Brilhou um novo sol
Clareando com seus raios verde e branco
Encantando o país do futebol
Palco de artistas, jogadores, de um passado sem igual
Da arte dos teus grandes valores
O seu nome pelo mundo vai brilhar
Coritiba, Coritiba campeão do Paraná
Tua camisa alviverde
Com orgulho para sempre hei de amar
Jogando pelos campos brasileiros
Despertando na torcida emoção
Coritiba Campeão do Povo
Alegria do meu coração
Coxa, Coxa, é garra, é força, é tradição
Coxa, Coxa, explode coração.


Letra e música: Cláudio Ribeiro / Homero Réboli







0 comentários: