Caldense

Associação Atlética Caldense


Associação Atlética Caldense

O futebol chegou a Poços de Caldas no ano de 1904 trazido por Paulino de Souza, um dos fundadores do Foot-ball Club. Depois disso surgiram outras agremiações, sendo uma delas o Internacional F.C., que encerrou as atividades em fevereiro de 1925. Alguns remanescente desta agremiação se uniram formando a Associação Atlética Caldense. João de Moura Gavião reuniu-se com outros jovens desportistas no dia 16 de novembro de 1925 para eleger a primeira diretoria do clube. O encontro foi na Photografia Selecta, sede provisória do time, situada na Avenida Francisco Salles, perto do Hotel Lafaiete e Gavião foi empossado como presidente.
Coração verde e branco Caldense
Apesar das dificuldades enfrentadas no começo, a associação despertou grande interesse da juventude de Poços de Caldas pelo futebol. No dia 03 de outubro de 1926 foi fundado o grêmio social esportivo denominado Associação Atlética Caldense, com a fusão da Caldense e o Gambrinus F.C. O clube não possuía sede e os jogos eram realizados no antigo campo de Internacional F.C., onde hoje é o jardim da fonte luminosa. Logo no início, os fundadores do clube já escolheram o terreno do “Chalé Procópio” – que era um enorme brejo – para as atividades futebolísticas, e em 1926 já começaram a dar os primeiros passos para conseguir a área do Coronel Christiano Ozório.

Durante a gestão do presidente João Porfírio Bueno Brandão, em 1928, a diretoria resolveu comemorar, daí por diante, a fundação da Caldense no dia 7 de setembro, por ser uma importante data cívica e coincidir com o feriado nacional. Esta determinação foi oficializada em 1943, na presidência de João Coelho da Silva.

Em 1929 uma comissão chefiada pelo prefeito Carlos Pinheiros foi a São João da Boa Vista e conseguiu junto ao coronel Osório a cessão do imóvel a título precário. Em 1947, a diretoria do presidente José Anacleto Pereira conseguiu da família de Christiano Osório um comando de uso, com o prazo de 20 anos, para as instalações do clube.
Avante periquito

A sede inicial e provisória do time da Caldense foi a Photographia Selecta, em 1925. Em seguida vários outros endereços: Palacete Cobra, na praça Pedro Sanches, antigo Cassino Gibimba, de 1938 a 1942, no Polietema, na avenida Francisco Salles até 1959, edifício Imperial até 1962 e, finalmente, em 1962 junto ao estádio Christiano Osório, a partir de dezembro de 1962, na gestão do presidente Antônio Megale. A sede social foi obtida no mesmo ano, com a doação oficial da família Osório. Essa transação foi realizada graças ao empenho do prefeito David Benedicto Ottoni que, com a aprovação da Câmara Municipal, se comprometeu em troca a proceder o arruamento da chácara Osório pela prefeitura. Com a posse do imóvel, vários melhoramentos foram realizados pelas diretorias subsequentes, como a construção da piscina.

Entre 1960 e 1961 o futebol da Veterana ficou famoso nos meios esportistas pela campanha das 57 partidas invictas, o que proporcionou uma onda de entusiasmo entre associados e moradores de Poços de Caldas.

Lutando em seu próprio estádio, que foi durante muitas décadas o palco de memoráveis vitórias do Verdão, e após a edificação das quadras cobertas que possibilitaram a realização dos saudosos Jogos Abertos, a Caldense pôde se destacar nos meios esportivos, tornando-se orgulho dos poços-caldenses de nascimento e de coração. Com a inauguração do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira, em 1979, o campo da Associação Atlética Caldense foi desativado e em seu lugar foram construídas quadras de tênis, de peteca, um parque infantil, assim como uma nova piscina para atender o número de associados que a cada ano crescia.

Associação Atlética Caldense
No final da década de 1980, o clube adquiriu, na saída da cidade, uma área de treinamento do futebol profissional, denominada Ninho dos Periquitos. Hoje, o local conta com alojamento, campos de futebol, academia, vestiários, escritório e piscina para a preparação dos jogadores da Veterana.

Em 2002, a Caldense conseguiu o maior título de sua historia, conquistando o Campeonato Mineiro. Apesar de uma campanha brilhante e difícil, a equipe verde e branca mostrou toda a capacidade ao lotar o estádio Ronaldão e derrotar o Nacional, levando o nome de Poços de Caldas ao futebol do Estado.

Atualmente a Caldense é um dos clubes sociais mais bem estruturados do país, e um dos maiores de Minas Gerais. Conta com cerca de 3.000 cotistas e 11.000 associados.

Caldense na Web


www.facebook.com/aacaldense






Mascote da Caldense


O periquito sempre foi o mascote da Associação Atlética Caldense. No final de 2007, o clube resolveu lançar uma campanha para escolher o nome do simpático mascote. Durante mais de 40 dias de promoção, 47.695 votos foram computados através de cupons e pela internet. Com 15.662 votos, Periquitão foi eleito o nome do mascote. Entre os torcedores que votaram no nome Periquitão foi sorteado uma moto 0 km. O mascote acompanha sempre os atletas durante as competições e costuma ser símbolo de campanhas do Departamento de Marketing.
Associação Atlética Caldense

Associação Atlética Caldense





Hino da Caldense

Assista ao vídeo do hino da Caldense

 

Confira a letra do hino da Caldense

É no pé e na raça
Que lutamos pela taça
Olé, olé, olé


Onze “cobras” muito nossos
Que, vestindo a cor de Poços
Sabem bater o pé


Salve, salve a Veterana
Clube forte e tão bacana
E que é querido demais


Vitória, glória ao “Verdão”
Que vibra no coração
Da nossa Minas Gerais


Vitória, glória ao “Verdão”
Que vibra no coração
Da nossa Minas Gerais



Ouça o Hino da Caldense





Para baixar o Hino da Associação Atlética Caldense, clique aqui => HINO DA CALDENSE

Próximos Jogos da Caldense


Estatísticas da Caldense





Fontes: 

0 comentários: