Palmeiras

Escudo atual Sociedade Esportiva Palmeiras

Sociedade Esportiva Palmeiras

1914-1920: Fundação do Palestra Itália e primeiro título

A história da Sociedade Esportiva Palmeiras começa em 1914, quando o sonho de grande parte dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo se tornou realidade. Impulsionados pela excursão do Torino e do Pro-Vercelli ao Brasil, no início do século XX, os jovens Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone divulgaram através do jornal Fanfulla, órgão de imprensa voltado aos oriundi, um convite aos interessados na fundação de uma agremiação esportiva que tivesse a representatividade que a imensa colônia merecia.

Em 1920, apenas seis anos após a fundação, o time palestrino conquistou o título do Campeonato Paulista pela primeira vez na história, vencendo no jogo decisivo o poderoso Paulistano, então tetracampeão estadual, por 2 a 1.

Site oficial do Palmeiras: http://www.palmeiras.com.br

Palmeiras na wikipédia:

Sociedade Esportiva Palmeiras, conhecida popularmente como o Palmeiras, é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol, com um dos times mais vencedores e que está entre as equipes com maior torcida do País. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco. O vermelho, presente desde sua fundação em 1914, foi excluído durante a Segunda Guerra Mundial, por pressão do governo nacional, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Esportiva_Palmeiras)

Mascotes do Palmeiras

O Periquito é o mascote oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Adotado ainda em 1917 pelos torcedores do Palestra Italia, quando o uniforme totalmente verde começou a ser utilizado, o mascote também se origina no fato de que existiam muitas aves deste tipo nos bosques do Parque Antarctica. Os primeiros registros oficiais, no entanto, apareceram somente nos anos 40, logo após os incidentes que fizeram com que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial e o Palestra mudasse definitivamente o seu nome para Palmeiras. O Periquito ganhou força entre os torcedores e os jornalistas esportivos, tornando-se o símbolo do clube mais vitorioso do Brasil.
Periquito - Mascotes do Palmeiras

Desde a segunda metade da década de 80, a torcida também adotou o porco como mascote. A origem remete à forma pejorativa pela qual os palmeirenses eram chamados pelos rivais. Após quase 20 anos sentindo-se ofendida com o apelido, a torcida decidiu adotar o mascote durante uma partida contra o Santos, pelo Brasileiro de 1986, com gritos de "E dá-lhe Porco, e dá-lhe Porco, olê, olê, olê!", acabando, assim, com as gozações. Pouco depois, para consagrar mudança, a Revista Placar estampou em sua capa o meia Jorginho Putinatti, símbolo daquela geração, segurando um porco no colo. Em 2016, após 30 anos de adoração nas arquibancadas, o Porco foi oficializado como mascote da torcida, ganhando uma forma robusta e imponente, e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito.

Porco - Mascotes do Palmeiras

Próximo jogos Palmeiras

Confira as últimas notícias do Palmeiras:


 

0 comentários: